domingo, 7 de novembro de 2010

Pedagogia de Projetos: um novo olhar sobre aprendizagem!


A Pedagogia de Projetos tem sido encarada, como mais um modismo na área educacional, já que praticamente todas as escolas trabalham ou dizem trabalhar com Projetos nos dias de hoje. Porém a falta de conhecimento sobre essa prática tem levado o professor a conduzir atividades muitas vezes equivocadas rotulando-as de Projetos. 

Mais do que uma técnica atraente para transmissão dos conteúdos, a proposta da Pedagogia de Projetos é promover uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. Com a re-interpretação atual da metodologia, esse movimento tem fornecido subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, mais do que na transmissão dos conhecimentos pelo professor

A Pedagogia de Projetos surgi da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto de Trabalho. 
A educação através de Projetos permite uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações-problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao educador compete resgatar as experiências do educando, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações. 
A aprendizagem passa então a ser vista como um processo complexo e global, onde teoria e prática não estão dissociados, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se faces de uma mesma moeda. A aprendizagem é desencadeada a partir de um problema que surge e que conduz à investigação, à busca de informações, à construção de novos conceitos, à seleção de procedimentos adequados. 


4 comentários:

  1. A escola precisa ter projeto, precisa de dados, precisa fazer sua própria inovação, planejar-se a médio e a longo prazos, fazer sua própria escolha devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional reestruturação curricular, elaborar seus parâmetros curriculares, enfim, ser cidadã. As mudanças que vêm de dentro das escolas são mais duradouras.

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  2. Concordo com vocês. A educação através de projetos é um processo complexo, em que o conhecimento da realidade e a intervenção devem estar interligados.
    A escola precisa desenvolver projetos que auxiliem na solução de problemas identificados para que na avaliação desses projetos se perceba quais os objetivos foram alcançados.
    Em alguns projetos os resultados alcançados são vistos facilmente, por exemplo: um projeto para a pintura ou reforma de uma quadra. Mas, em outras situações, os resultados não podem ser quantificados. Portanto, nessa situação, os projetos precisam ser contínuos, porque os problemas precisam ser analisados e a escola deve acompanhar os resultados. Problemas como pichações e depredações nas instalações da escola, ou evasão e número de alunos em recuperação, necessitam de projetos permanentes e da participação de toda a comunidade escolar.

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  3. A pedagogia de projetos contempla uma maor interatividade entre educando e educador. Logo esta deve centra-se no aluno, a partir dos pressupostos da realidade destes.È certo que os projetos colobaram e muito no processo de ensino e aprendizagem do aluno, favorecendo a este torna-se ativo,construtivo e dinâmico na construção das atividades.

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  4. Pedagogia de Projetos rompe com a disciplina e seu conteúdo "quebrado",com o individualismo, dá protagonismo a figura do estudante nas atividades educativas, objetiva a articulação da realidade com o conhecimento escolar e não apoia aquela tão usada avaliação que enfatiza quantidade ao invés de qualidade.

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