Como construir uma pedagogia que se concretize?
De que maneira a gestão pode contribuir para que as coisas aconteçam na escola?
A pedagogia de projetos auxilia os educandos a se tornarem sujeitos críticos da sua realidade na prática?
E as escolas públicas estão preparadas para trabalhar com projetos?
Quais são os saberes e conhecimentos necessários para que um assessor pedagógico desenvolva um projeto que realmente seja pertinente a determinada comunidade escolar?
A academia esta preparando os pedagogos para enfrentar a realidade que a atual sociedade está enfrentando?
Quais habilidades, atitudes e competências são necessárias ao assessor pedagógico?
É vou falar um pouco do que acho sobre a contribuição do gestor para uma boa escola.Eu acho que pode acontecer um bom trabalho do gestor para que a escola tenha bons resultados, mas como ja foi dito por vários de nossos colegas é preciso uma participação conjunta.E é notório que estes resultados não aparecem do dia para noite, vão acontecendo ao longo do tempo
ResponderExcluirAcredito que nenhuma Academia irá preparar o Pedagogo para a realidade que a atual sociedade está enfrentando. A realidade das escolas só é conhecida a partir do momento que você começa a trabalhar nela e enfrentar seus verdadeiros obstáculos, até mesmo porque a escola é viva e cada uma delas tem a sua realidade, sua história e seus atores.
ResponderExcluirA Academia pode sim, fornecer elementos que contribuirão para a sua atuação nesse ambiente, mas a preparação para o enfrentamento nessa sociedade, acredito que será adquirido um pouco a cada dia nessa longa jornada.
Primeiro todos devem vestir a camisa da escola e querer as mesmas coisas. O coordenador e o diretor deve preocupar-se com o que pensam os colaboradores da escola.
ResponderExcluirOlha Dane, dentre seus questinamentos há um que me inquieta bastante que sobre a condição da escola pública trabalhar com projetos. Faz algum tempo que visitos muitas escolas e vejo que professores qualificados é o que não falta. O que relamente vejo é que na sua maioria não querem assumir uma responsabilidade que possa desembocar em mais trabalho e afirmam que não vão se exaurir sem retribuição financeira ou recursos para tal desenvolvimento. Seria hipocrisia afirmar que falta apenas recurso financeiro, vontade de fazer acontecer também é fator determinante para que as coisas funcionem.
ResponderExcluirNinguém está sendo bem preparado. Mas o pior (ou melhor) é que a pedagogia de projetos é uma pedagogia do "óbvio" e voltada para o que todo mundo faz em experiências cotidianas e com valor da vivência. Ou seja... poderia ser feito com o simples investimento no conhecimento das pessoas
ResponderExcluir