Refexões






Algo que tem me inquietado muito durante os semestres que venho cursando, é a questão da prática, pois estudamos na academia várias teorias educacionais “velhas” ou “novas”, do “passado” ou contemporâneo”, no entanto o que vejo na atual sociedade é um total distanciamento da teoria com a prática no âmbito das escolas.
Assim esses meus questionamentos que aqui coloco são dúvidas que tem se transformado em reflexões que desejo que se torne ações, no entanto não sei como colocá-las em prática, pois meu desejo é conciliar a teoria e a prática no micro espaço onde irei atuar.
Não quero ser mais uma professora que depois de anos de magistério não acredita mais na mudança do ser humano, em especial nos seus alunos.
Eu só acredito em uma pedagogia que possa unir a teoria como a prática, pois somente assim poderemos nos formar e formar sujeitos críticos e participativos da sua própria realidade.
Acredito que seja difícil fazer as coisas acontecerem com teoria sem prática ou vice-versa, pois a experiência e o acreditar no ser humano fazem as coisas na escola se concretizar. Só não sei como fazer isso ainda.


"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."
   Paulo Freire



O professor sinalizou que eu devo colocar no blog o que eu faria na escola se fosse eu a acessora pedagogia. Tenho pensado bastante sobre isso no entanto ainda não sei o que faria, mas acredito que o primeiro passo seria fazer um estudo de caso da escola na qual eu fosse atua, a prática e a teoria ao mesmo tempo que estão separadas, estão juntas.  

Um comentário:

  1. Dani suas incertezas são as minhas incertezas... Durante muito tempo tenho repensando minha carreira diante de tantas questões entre o tradicional e contemporâneo. Muitas vezes seguir uma linha significa passar por cima de conceitos a quais estamos subordinados, então como deixar pra tras tudo isso se vivemos numa sociedade aparentemente imutável?

    ResponderExcluir